Arquivo do blog

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

APRENDIZAGEM
Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento resultado de uma experiência
O Humano é o único ser vivo capaz de alterar o ambiente para seu conforto
A aprendizagem conduz o humano a adaptar-se ao ambiente, alterá-lo e dominá-lo
Através da aprendizagem e mudança do comportamento, desenvolvemos os conceitos de cidadania e produtividade.

LEI DO EFEITO
1- O comportamento ocorre em função de uma consequência (reforço ou recompensa e punição);
2- Comportamento reforçado tende a ser repetido;
3- Comportamento punido tende a ser evitado;

PROCESSOS DA APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO
1-Ocorre em etapas graduais
2- Através de tentativas e erros
3-Desenvolve habilidade
MODELAGEM
1- Provoca mudanças complexas
2- Mais rápida
3- provoca observação e reflexão
4- Incorpora novo estilo comportamental

BEHAVIORISMO
Teoria comportamental da aprendizagem.
1- Comportamento RESPONDENTE
2- Comportamento OPERANTE

COMPORTAMENTO RESPONDENTE
E o comportamento reflexo, não voluntário.
Frente a estímulos naturais, o próprio organismo elicia uma resposta.
Estímulo Resposta
Ex. Flash – piscar
COMPORTAMENTO OPERANTE
Após emitir um comportamento no ambiente, os estímulos presentes determinam a aprendizagem.
Esses estímulos podem ser positivos ou negativos
RESPOSTA ÉSTÍMULO
Ex. Trabalho – salário

OS ESTÍMULOS
A todo estímulo capaz de determinar um comportamento, denominamos de incentivo.
Todo incentivo é capaz de reforçar um comportamento, seja de aproximação ou de evitação, dependendo se o reforço for positivo ou negativo.

REFORÇO POSITIVO
É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
Ex. 1- O indivíduo produziu além do esperado e teve como incentivo uma porção extra no salário.
2- O aluno estudou muito e tirou nota máxima na prova.
REFORÇO NEGATIVO
É todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta que o remove ou atenua.
Podem ser de esquiva ou de fuga.
ESQUIVA – Ao perceber um estímulo aversivo que antecede um evento, tento evitá-lo antes que o segundo aconteça.
FUGA – Quando o evento aversivo ocorre, procuro fugir do mesmo.
Exemplos:
ESQUIVA: Quando a máquina começa a fazer um ruído estranho, o indivíduo desliga-a antes que produza peças defeituosas.
FUGA: O indivíduo desliga a máquina logo após a primeira peça sair defeituosa.

EXTINÇÃO DO COMPORTAMENTO
Toda resposta que deixou de ser reforçada, deixa de ser emitida.
Exs. O trabalhador que produziu além do esperado e não recebe uma porção extra no salário, pode começar a produzir apenas o suficiente.
O barulho estranho da máquina não gerou peça defeituosa, assim não desligará mais a máquina ao ouvir o barulho.

PUNIÇÃO
A punição não é eficaz.
Ela suprime uma resposta temporariamente.
Ela somente terá efeito se for intensa e constante, porém gerará emoções negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário