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quarta-feira, 24 de março de 2010

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR .01.

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


COMUNICAÇÃO: EMISSOR.... (mensagem).....RECEPTOR

(Mensagens são sinais que representam a idéia)

- Os sinais possuem sentidos UNIVERSAL e CULTURAL e são conhecidos pela convenção e experiência.
- Os sinais possuem apenas o significado que a experiência de um indivíduo lhe permite atribuir.
- Ao conjunto de experiências e significados, chamamos de "Sistema de Referência".
- Os significados podem ser por denotação ou por conotação. Podem, ainda, ser aparente ou latente.
- Cada mensagem possui uma indicação particular importante. É a partir da indicação da mensagem que o receptor tomará uma decisão.
- Uma mensagem ao ser enviada via sinais, ela será traduzida segundo a percepção particular do receptor.
- As idéias são carregadas de afetos e estes são subjetivos. Ao transportar, via mensagem (sinais, códigos), ela se perderá no caminho pelo fato destes serem objetivos. Ao chegar até o receptor, objetivamente, ela será interpretada de forma subjetiva particular do mesmo.
- Diremos, então, que não necessariamente o que foi enviado como mensagem será traduzida "ao pé da letra" pelo receptor, sofrendo interferência nesse processo de envio de transmissão: EMISSOR (idéias- subjetividade)........(mensagem - objetiva).....RECEPTOR (subjetividade).
- Demonstramos que uma mensagem nunca é interpretada, pelo Receptor, como exatamente o emissor desejava.
- Prova-se a partir do fato tanto dos valores e crenças individuais como os de Referência (grupos). Os valores e crenças dependem das experiência particulares e coletivas.

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