Arquivo do blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O HOMEM E SEUS TRÊS MUNDOS DISTINTOS

O homem e seus três mundos distintos: mundo da natureza, mundo dos valores e mundo da cultura.

Mundo da natureza:

O mundo da natureza é tudo o que existe por ela mesma, isto é, é o mundo ao nosso redor e que independe da nossa atividade. Ela segue as leis naturais da causalidade às quais o homem é passivo, pois para essas leis não há exceção e não podem ser violadas. Esse mundo comporta todos os fenômenos naturais incluindo a vida e sua evolução. A vida instintiva para o homem seria um verdadeiro caos, pois ele possui um organismo frágil e, diante das adversidades da natureza, facilmente se extinguiria da face da terra.

Mundo dos valores:

O mundo dos valores é o mundo da razão humana a qual denomina todas as coisas que existem com o objetivo de compreender o mundo colocando ordem no caos. Ele pode apenas constatar passivamente a existência do mundo ou qualificá-lo ativamente expressando um juízo de valor de acordo com sua utilidade, aceitando ou repelindo, para o bem da própria vida. Assim, constatamos o que é bom ou ruim, útil ou inútil, belo ou feio, etc.
O homem, por sua natureza, está constantemente em busca da satisfação de suas necessidades de sobrevivência o que o leva a atribuir valor a tudo que, de forma direta ou indireta, afeta a sua vida. Ainda primitivo, suas necessidades restringiam à conservação da vida e da reprodução, mas com o advento de sua evolução suas necessidades foram se aperfeiçoando e desdobrando de tal forma que novas séries de valores foram se originando e somando às anteriores, chegando a possuir além das necessidades fisiológicas de sobrevivência e reprodução, as necessidades sociais de cooperação e segurança e as integrantes do ego de auto-estima e auto-realização.
Como postula o Dr. Flóscolo da Nóbrega, 1987. 5. - “Por mais nobres que aparentem ser, todos tem raízes naquelas necessidades primárias da vida. Nascem daí, sob injunção das pulsões biológicas, e vão aos poucos espiritualizando-se através do processo mental e da experiência histórica. Por último, apagada a mácula da origem, revestem a aparência de puras essências, de entes ideais, levando a crer que tem vida autônoma e validade eterna, absoluta. De fato, são apenas abstrações de contingências existenciais e históricas. Se os homens fossem seres completos, se não tivessem necessidades, não haveria valores. Se suas necessidades fossem diferentes, diversos seriam os valores”.

Mundo da cultura:

O mundo da cultura é o mundo da criação e produção do homem na tentativa de, adaptando os recursos naturais, satisfazer suas necessidades.
Como no mundo dos valores, o homem também evoluiu no mundo da cultura. O primitivo apenas se utilizava dos recursos naturais de forma passiva e, na sua evolução na história, criou as primeiras ferramentas para utilizar na natureza e, em seguida produziu máquinas, tecidos, casas, etc.
Com o processo da evolução do mundo da cultura, o homem não se limitou à natureza material e estendeu ao mundo humano. Hoje, com o objetivo de adaptar-se ao mundo coletivo, criou a religião, a ética, a educação, a arte, as ciências e a outras abstrações que corrigem, modelam e melhoram o homem para esse advento.
Segundo Flóscolo da Nóbrega, 1987, 5, -“Cultura material, cultura espiritual, não há diferença entre elas, ambas têm a mesma intenção, a finalidade comum de realizar valores. Todo ato, todo produto cultural é sempre um meio a serviço de um fim, a serviço das necessidades humanas; e o fim se completa pela acomodação da matéria aos moldes do valor. Um poema, uma máquina, uma esmola, uma ordem legal são manifestações de cultura, mas o que os faz serem culturais não é a matéria, ou o ato que as objetiva, senão a intenção, o significado de que se revestem”.

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog Professor.
    Aqui deixarei minha ignorância esfriar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog Professor.
    Aqui deixarei minha ignorância esfriar.

    ResponderExcluir